Página inicial Lista de cursos Lavras Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Controle e Automação

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da Natureza e Exatas

PRINCIPAIS DISCIPLINAS: A área de atuação é multidisciplinar, o que motiva o cruzamento de fronteiras das disciplinas tradicionais dos diversos cursos de engenharia e tecnologia, exercendo um papel preponderante na formação e contribuindo para o desenvolvimento de aplicações práticas relevantes, levando em conta: problemas do mundo real; implementação e desenvolvimento de robôs inteligentes e interligados com conteúdo teóricos dos currículos das disciplinas; inclui um componente criativo para que os estudantes possam definir seus próprios caminhos para alcançar as metas na diversidade dos projetos; suporte para o desenvolvimento de trabalhos em equipe; etc

ÁREA DE ATUAÇÃO: O profissional encontra ofertas de trabalho em indústrias de diversos setores, como automobilístico, têxtil, químico e petroquímico, de alimentos, de tecnologia de informação, entre outras. Com uma visão sistêmica, o Engenheiro de Controle e Automação entende o processo de funcionamento e controle de uma empresa e viabiliza o funcionamento dos diferentes setores de forma integrada. Esse profissional atua também em projetos de robôs para aplicações diversas.

TURNO: Integral

DURAÇÃO: 10 semestres

VAGAS: 50 vagas por semestre

FORMA DE SELEÇÃO:PAS (40% das vagas do primeiro semestre) e SISU (60% das vagas do primeiro semestre e 100% das vagas do segundo semestre).

ESPECIFICIDADES:  O Profissional da área atua em projetos e operação de equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, ocupando-se do gerenciamento de projetos de automação e controle. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais e integração das áreas de computação, mecânica, robótica, elétrica e eletrônica.

LINKS EXTERNOS:

Um pouco mais sobre o curso

FIM

DESCRIÇÃO