DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO BICT NO UFLA DE PORTAS ABERTAS
Atividade: Apresentação de Experimentos de Físico-Química
Local: Área externa do Laboratório de Fenômenos Físicos e Químicos
Duração da sessão: sugestão de 15 minutos por turma
Descrição: Os estudantes compreenderão a importância da investigação científica. Para tornar a experiência mais interativa, será realizada a demonstração do experimento “sopro mágico”, no qual, ao adicionar soluções de hidróxido de sódio e fenolftaleína e soprar suavemente, observa-se uma mudança de cor que ilustra, de forma lúdica e visual, conceitos fundamentais da físico-química.
Atividade: Do BICT ao Mundo: Como o Ensino Superior Pode Transformar Vidas
Local: Área externa do Pavilhão de aulas
Duração da sessão: sugestão de 15 minutos por turma
Descrição: Em 15 minutos, descubra como o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BICT) pode ser o início de uma jornada acadêmica transformadora. Vamos falar sobre as oportunidades no mercado de trabalho, a escassez de engenheiros, mitos e verdades sobre o percurso formativo, além da vida no Câmpus Paraíso da UFLA – formas de ingresso, bolsas e atividades que ampliam horizontes.
Atividade: Apresentação Neeitech/palestra sobre empreendedorismo
Local: Área externa do Pavilhão de aulas
Duração da sessão: sugestão de 15 minutos por turma
Descrição: Será realizada a apresentação do NEEItech aos alunos, em um momento pensado para despertar interesse e engajamento. A atividade terá início com uma discussão introdutória sobre empreendedorismo e inovação, destacando conceitos, exemplos práticos e a importância desses temas nos dias de hoje. Em seguida, os estudantes participarão de uma dinâmica interativa, na qual poderão responder a perguntas, compartilhar percepções e trocar ideias sobre os assuntos abordados. O objetivo é promover não apenas o aprendizado, mas também a participação ativa dos alunos.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DA ENGENHARIA DE SOFTWARE NO UFLA DE PORTAS ABERTAS
Atividade: Apresentação do curso
Apresentação breve sobre o curso de Engenharia de Software, mostrando sua proposta pedagógica, áreas de atuação do egresso e oportunidades profissionais. O objetivo é aproximar os visitantes do universo do curso e despertar interesse em seguir a carreira.
Atividade: Programação em blocos
Oficina prática que apresenta conceitos básicos de programação utilizando ambientes visuais e intuitivos, permitindo que os participantes criem programas simples sem a necessidade de conhecer linguagens textuais. A atividade desperta o raciocínio lógico e introduz o pensamento computacional.
Atividade: Inteligência Artificial
Atividade demonstrativa em que os alunos terão contato com aplicações simples de IA, como reconhecimento de imagens ou chatbots, explicando de forma acessível como essas tecnologias funcionam e seu impacto no cotidiano.
Atividade: Segurança da Informação
Experiência interativa na qual os participantes testam a segurança de diferentes combinações de senhas em um sistema que mede a robustez e dá dicas de como criar senhas mais seguras. A atividade mostra a importância da segurança da informação na vida digital.
Atividade: Avaliação de acessibilidade
Demonstração prática de ferramentas e técnicas para avaliar a acessibilidade em software, mostrando como as pessoas utilizam a tecnologia. O objetivo é sensibilizar sobre a importância da interação humano-computador inclusiva.
Cronograma e Organização das Atividades
Espaço: Cada atividade será realizada em estações de trabalho localizadas nas áreas externas do Pavilhão de Aulas. Cada atividade será implementada em 1 computador (totem).
Número de participantes: Grupos de até 15 alunos a cada 30 minutos.
Acompanhamento: Para cada grupo de 3 alunos visitantes, 1 estudante da UFLA acompanhará a atividade, auxiliando na execução e na mediação.
Periodicidade: As atividades serão repetidas continuamente ao longo do período do evento, a cada 30 minutos.
Grupos e Núcleos Vinculados ao Curso
NEESA (Núcleo de Estudos em Engenharia de Software) – voltado para pesquisa e extensão em desenvolvimento de software.
IAC (Inteligência Artificial e Computação) - voltado para pesquisa e extensão em inteligência artificial.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO UFLA DE PORTAS ABERTAS
O curso de Engenharia de Produção está propondo a utilização do “Passaporte da Produção”. Os visitantes são convidados a visitar as cinco atividades do curso, onde terão, ao final de cada uma delas, o passaporte carimbado. Na última atividade, a do Recitech, aqueles que apresentarem o passaporte com os 5 carimbos concorrerão a brindes depois de participar de um jogo de perguntas e respostas.
Atividade: Atividade Interativa de Internet das Coisas (IoT)
Local: Área externa do Galpão de Laboratórios.
Número máximo de participantes por sessão:
Duração da sessão: sugestão de 20 minutos por turma alternado com a atividade Manufatura Aditiva
Objetivo: Mostrar de forma prática e divertida como funciona a Internet das Coisas, usando um sensor de umidade do solo para demonstrar os princípios da irrigação inteligente.
Descrição: Nesta atividade de Internet das Coisas, os alunos vão usar um sensor de umidade do solo conectado a um microcontrolador. Eles poderão colocar o sensor em um vaso com terra seca e em outro com terra úmida, observando como os valores mudam em tempo real. Um LED ou display vai indicar o resultado: quando o solo estiver seco, aparecerá a "planta triste", e quando estiver úmido, a "planta feliz". Os alunos também poderão molhar a terra e ver a resposta imediata do sistema. A ideia é mostrar de forma prática e divertida que a IoT conecta o mundo físico ao digital, e que essa mesma tecnologia pode ser aplicada na agricultura para automatizar a irrigação, economizar água e aumentar a produtividade.
Atividade: Manufatura aditiva
Local: Área externa do Galpão de Laboratórios.
Número máximo de participantes por sessão:
Duração da sessão: sugestão de 20 minutos por turma alternado com a atividade IoT
Descrição: A atividade consistirá em uma descrição breve da manufatura aditiva bem como de algumas das possibilidades de utilização desse tipo de processo. Posteriormente será realizada a demonstração e explicação do processo de FDM (Fused deposition modeling) ou FFF (Fabricação por filamento fundido). Esse processo será utilizado para a fabricação de pequenos modelos de exemplo.
Atividade: CEOS e a Engenharia de Produção - Organização Dinâmica Verdadeiro ou Falso
Local: Área externa do Galpão de Laboratórios.
Número máximo de participantes por sessão:
Duração da sessão: sugestão de 10 a 15 minutos por turma
Descrição: A atividade consiste em uma breve introdução sobre a Engenharia de Produção, destacando suas áreas de atuação, contextualização da importância do curso e das aplicações práticas. Na sequência será aplicada uma dinâmica na qual a sala será dividida ao meio com uma fita no chão; um lado será marcado como V (Verdadeiro) e o outro como F (Falso); as perguntas já preparadas serão lidas para os alunos; cada participante deve se posicionar no lado que acredita ser a resposta correta; após a escolha, será feita a correção e uma breve explicação sobre a resposta. O intuito é promover a interação com o curso de Engenharia de Produção e divulgar o novo núcleo de estudos. Espera-se que seja um momento de descontração entre os universitários e estudantes de ensino médio, auxiliando assim sua futura jornada de trabalho acadêmica.
Atividade: Clube do Mercado Financeiro
Local: Área externa do Pavilhão de aulas
Número máximo de participantes por sessão:
Duração da sessão: sugestão de 10 a 15 minutos por turma
Descrição: O Clube do Mercado Financeiro é uma entidade de extensão criada para estudantes que queiram se aprofundar em estudos relacionados a temática econômica e de investimentos. No Clube, as atividades se dividem em (1) atividades extensionistas, visando atuar junto à comunidade do município de São Sebastião do Paraíso – MG e (2) projetos de pesquisa incluindo artigos e trabalhos de conclusão de curso de estudantes do ICTIN. Na parte extensionistas, duas atividades estão em operação: a primeira relacionada a criação de um guia para cuidar das finanças pessoais, desde o diagnóstico da condição atual econômica das famílias, passando por como lidar com as dívidas e reduzir seu endividamento, até como aplicar o dinheiro que sobra. Já a segunda visa criar um índice de inflação de alimentos para o município, fornecendo um dado inexistente até então para a comunidade, auxiliando-a na comparação de preços entre diversos estabelecimentos. A parte de projetos de pesquisa, por seu turno, tem outras duas frentes de trabalho: a análise de cenários econômicos e como oscilações nestas podem impactar os investimentos e o estudo sobre finanças esportivas, em particular, como as Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) têm impactado as finanças dos clubes esportivos.
Atividade: Recitech
Local: Área externa do Pavilhão de aulas
Número máximo de participantes por sessão:
Duração da sessão: sugestão de 20 minutos por turma
Descrição: Durante o evento “UFLA de Portas Abertas”, o projeto Recitech realizará uma atividade interativa voltada à recepção dos estudantes visitantes. A ação terá como foco a Engenharia de Produção, com ênfase nos temas de sustentabilidade e reciclagem de resíduos eletrônicos e eletroeletrônicos (REEE).
A dinâmica principal envolverá balões com perguntas e respostas, criando um ambiente lúdico e educativo. Os participantes estourarão balões que contém perguntas relacionadas à Engenharia de Produção, práticas sustentáveis e o correto descarte e reaproveitamento de resíduos eletrônicos. Aqueles que responderem corretamente poderão receber prêmios e brindes.
O objetivo da atividade é:
* Apresentar a área da Engenharia de Produção de forma acessível e atrativa;
* Promover a conscientização ambiental entre os estudantes;
* Incentivar práticas sustentáveis, especialmente no descarte de REEE;
* Estimular o interesse por temas científicos e tecnológicos com impacto social e ambiental.
A equipe do Recitech estará disponível para conversar com os visitantes, tirar dúvidas e apresentar as iniciativas do projeto na área de tecnologia, reciclagem e sustentabilidade.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DA ENGENHARIA ELÉTRICA NO UFLA DE PORTAS ABERTAS
Atividade: Apresentação do curso (Área externa do Galpão de Laboratórios)
Introdução ao universo da Engenharia Elétrica, destacando sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico e para a infraestrutura moderna. A atividade apresenta as principais áreas que compõem a formação do engenheiro eletricista como: conversão de energia, eletrônica, telecomunicações, automação e sistemas digitais, mostrando exemplos práticos de aplicações que transformam o dia a dia da sociedade.
Atividade: Energia e conversão (Área externa do Galpão de Laboratórios)
Demonstração prática de como a energia elétrica é gerada, transformada e utilizada em diferentes sistemas. Os participantes terão contato com experimentos que ilustram o funcionamento de máquinas elétricas e dispositivos de conversão de energia, compreendendo sua importância no cotidiano.
Atividade: Eletrônica e robótica (Área externa do Galpão de Laboratórios)
Oficina interativa com circuitos eletrônicos e protótipos de robôs, permitindo que os visitantes conheçam como a eletrônica é aplicada no controle e automação de sistemas. A atividade estimula a criatividade e mostra o papel da robótica em soluções modernas para a sociedade.
Atividade: Processamento de sinais (Área externa do Galpão de Laboratórios)
Atividade demonstrativa que apresenta como diferentes tipos de sinais podem ser capturados, modificados e analisados. Os participantes terão contato com softwares e dispositivos que evidenciam aplicações em música, comunicação e tecnologia digital.
Atividade: Sistemas digitais (Área externa do Galpão de Laboratórios)
Demonstração do funcionamento de circuitos lógicos e sistemas digitais presentes em computadores, celulares e diversos equipamentos eletrônicos. A atividade apresenta conceitos básicos de lógica digital por meio de experimentos práticos, evidenciando sua aplicação na tecnologia atual.
Atividade: Eletromagnetismo e redes sem fio (Área externa do Galpão de Laboratórios)
Experiência interativa que mostra como as ondas eletromagnéticas possibilitam a comunicação sem fio. Os visitantes poderão acompanhar demonstrações de antenas, propagação de sinais e aplicações em tecnologias modernas, como metamateriais, radares e comunicações 5G.
Apresentação: Ramo IEEE (Área externa do Galpão de Laboratórios)
Apresentação do Ramo Estudantil IEEE da UFLA, destacando suas atividades de extensão, projetos e oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional oferecidos aos estudantes de Engenharia Elétrica. O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) é a maior organização profissional do mundo voltada para o avanço da tecnologia, sendo fundamental para engenheiros por promover networking, acesso a conhecimento atualizado e incentivo à inovação.
Apresentação: Projeto de extensão – Robótica nas escolas (Área externa do Galpão de Laboratórios)
Exposição sobre o projeto de extensão que leva atividades de robótica a escolas da região, incentivando alunos do ensino fundamental e médio ao contato com tecnologia e ciência. O objetivo é promover o interesse pela engenharia e aproximar a universidade da comunidade.
Cronograma e Organização das Atividades
Número de participantes: Grupos de até 30 alunos a cada 20 minutos.
Acompanhamento: Para cada grupo de 5 alunos visitantes, 1 estudante da UFLA acompanhará a atividade, auxiliando na execução e na mediação.
Periodicidade: As atividades serão repetidas continuamente ao longo do período do evento, a cada 20 minutos.
Grupos e Núcleos Vinculados ao Curso
Ramo estudantil IEEE – Grupo de alunos do Campus que são membros do instituto de engenheiros elétricos e eletrônicos (IEEE).
NEERO (Núcleo de Estudos em Eletrônica e Robótica) - voltado para pesquisa e extensão na realização de projetos envolvendo a eletrônica e a robótica.
G-SEETEL - Grupo de Pesquisa em Sistemas Elétricos, Eletrônicos e Telecomunicações. Conformado por docentes e discentes do curso de Engenharia Elétrica.