Modelo para elaboração de projetos de extensão
Extensão é a interação da universidade com a sociedade, onde a primeira transmite conhecimentos acadêmico-científicos e a segunda transmite experiências vivenciais.
Projetos de extensão devem buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Universidade. Envolvem ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, emissão de laudos, entre outras.
Em um projeto de extensão bem sucedido, tanto a academia quanto a sociedade aprendem, pois a interação incrementa o desenvolvimento de ambas, estabelecendo um ciclo virtuoso. Extensão não deve ser confundida com ativismo, proselitismo, assistencialismo nem com voluntariado social, por mais nobres que sejam as intenções desses. A extensão é dever constitucional da Universidade e requer o mesmo grau de profissionalismo dedicado ao ensino e à pesquisa. Ensino, pesquisa e extensão devem andar juntos. Por isso, é comum que projetos de pesquisa e extensão abordem a mesma temática. No entanto, um projeto de extensão a ser submetido à PROEC não deve ser igual a um projeto de pesquisa. Mesmo que haja necessidade de pesquisa científica prévia para um melhor entendimento sobre a realidade a ser trabalhada, é preciso que um projeto de extensão contemple práticas que promovam mudanças e/ou melhorias identificadas como necessárias no momento em que a pesquisa científica for realizada. Além disso, a dimensão formativa de ambos, a dimensão acadêmica e a pública, devem estar sempre presentes.
Projetos de extensão são tão variáveis quanto a sua temática. O mesmo modelo pode não ser adequado a todos os projetos. Elenca-se abaixo sugestão de alguns elementos presentes num Projeto de Extensão submetido à PROEC-UFLA.
- TÍTULO
Descrição sucinta englobando o conteúdo do projeto.
- ÁREA TEMÁTICA
De acordo com a Política Nacional de Extensão, os projetos precisam apresentar vínculo com uma das seguintes áreas temáticas: (i) Comunicação; (ii) Cultura; (iii) Direitos Humanos e Justiça; (iv) Educação; (v) Meio Ambiente; (vi) Saúde; (vii) Tecnologia e Produção; e (viii) Trabalho. Pode-se optar pelo vínculo em mais de uma área temática, quando for o caso.
- COORDENADOR
Professor ou técnico-administrativo responsável pelo registro e orientação do projeto.
- EQUIPE TÉCNICA
Outros membros da comunidade acadêmica (servidores ou alunos) que estão envolvidos no projeto.
- DEPARTAMENTO OU SETOR
Lotação do Coordenador do Projeto na UFLA
- INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
Instituições que irão apoiar o projeto ou auxiliar na execução das atividades.
- NÚMERO ESTIMADO DE PARTICIPANTES
Quantidade estipulada de pessoas da comunidade que participarão ativamente das atividades ou que serão diretamente beneficiadas por elas.
- LOCAL (IS) DE REALIZAÇÃO
Localidade(s) onde serão desenvolvidas as atividades, tanto interna quanto externamente.
- PERÍODO
Data de início e encerramento (máximo de dois anos) das atividades. Há projetos de extensão que por sua natureza podem e devem prolongar-se por períodos longos. No entanto, para que seja avaliado o progresso, todos os projetos devem ser reelaborados e reavaliados a cada dois anos, no máximo, sendo necessária nova submissão à PROEC.
- RESUMO DA PROPOSTA
Cerca de meia página resumindo a proposta.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Base teórica a respeito da temática e da problematização do projeto, utilizando-se como referências autores que já desenvolveram estudos sobre o assunto.
- OBJETIVOS
Finalidades do projeto.
- JUSTIFICATIVA
Deve conter informações sobre a relevância do projeto e argumentação que o justifique, motivação para sua concretização e impactos esperados.
Descrever a relação do projeto com a pesquisa e o ensino universitários, integrando os três pilares da instituição. Dada a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é necessário um certo grau de aderência entre aquilo que se ensina, aquilo que se pesquisa e aquilo que se quer “extender” à sociedade.
“A primeira diretriz do Plano Nacional de Extensão diz respeito à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, ela ‘reafirma a Extensão Universitária como processo acadêmico’. Nessa perspectiva, o suposto é que as ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa). No que se refere à relação Extensão e Ensino a diretriz de indissociabilidade coloca o estudante como protagonista de sua formação técnica [...]. Na relação entre Extensão e Pesquisa, abrem-se múltiplas possibilidades de articulação entre a Universidade e a sociedade”. (Política Nacional de Extensão Universitária/ elaborada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras, p. 49-50)”.
- METODOLOGIA
Definição das atividades e descrição dos métodos e técnicas, instrumentos ou procedimentos para seu desenvolvimento e analise dos resultados que serão obtidos.
“Visando à produção de conhecimento, a Extensão Universitária sustenta-se principalmente em metodologias participativas, no formato investigação-ação (ou pesquisa-ação), que priorizam métodos de análise inovadores, a participação dos atores sociais e o dialogo”. (Politica Nacional de Extensão Universitária/ elaborada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras, p. 51)”.
- RESULTADOS ESPERADOS
Descrição dos possíveis resultados e impactos gerados junto à comunidade, através da demonstração de número de ações, atendimentos e questionários de satisfação, por exemplo.
- CRONOGRAMA
Definição das etapas do projeto por período de tempo.