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Projeto RONDON

O que é?

O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho político e estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional. Em estreita parceria com os ministérios que compõem o Comitê de Orientação e Supervisão (COS) do Projeto Rondon torna-se uma ferramenta eficaz para fomentar o desenvolvimento sustentável e a capacitação da população dos municípios atendidos, com vistas a aproveitar as políticas públicas disponibilizadas pelos governos federal, estaduais e municipais. Além do Ministério da Defesa, contribuem para o Projeto os seguintes ministérios: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Educação; Ministério da Cidadania; Ministério da Saúde; Ministério do Meio Ambiente; Ministério do Desenvolvimento Regional; e Secretaria de Governo da Presidência da República. 

No nível operacional, tem o imprescindível apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a participação de instituições de ensino superior (IES), de governos estaduais e de prefeituras municipais.

Os recursos financeiros têm sua origem no orçamento do Governo Federal, complementados por emendas parlamentares e pelo estabelecimento de parcerias com órgãos e entidades da União, dos estados, do distrito federal e dos municípios, bem como de entidades privadas.

Todavia, o Projeto Rondon não substitui a ação dos órgãos de governo nos seus diferentes níveis. O benefício que o Projeto Rondon possa trazer para uma comunidade é decorrente da disponibilização de projetos autossustentáveis que atendem às demandas locais e que não dependam de atores externos às comunidades após a sua implantação.

(Fonte: Diretriz Estratégico-Operacional do Projeto Rondon, 2020)

Objetivos

  1. Contribuir para a formação do jovem universitário como cidadão.
  2. Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País.
  3. Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.
  4. Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

 (Fonte: Guia do Rondonista, 2020)

Etapas

  1. Planejamento

Levantamento demográfico e socioeconômico das regiões prioritárias ao Projeto, tendo como base as informações estatísticas disponibilizadas por institutos oficiais de pesquisa e órgãos ou entidades governamentais e não governamentais.  

  1. Contato inicial

Realização de contatos com órgãos de governo nos níveis estadual e municipal, com associações regionais e com unidades das Forças Armadas, que servirão como apoio às operações na região definida para a operação.

  1. Reconhecimento

Aceitação dos acordos de cooperação por intermédio de negociações junto a estruturas de governo do estado e dos municípios, por meio de visitas, apresentações, conferências etc.

  1. Lançamento da operação

Evento de celebração dos acordos de cooperação e do plano de trabalho, discutidos por ocasião das fases anteriores com os governos do estado e dos municípios.  

  1. Lançamento do edital

Publicação do edital que regula a participação das Instituições de Ensino Superior na operação, em Diário Oficial da União (DOU), indicando os municípios, os conjuntos de ações a serem realizados e o cronograma de atividades, assim como as condições e os deveres que as IES devem obedecer, tudo consolidado em uma proposta de trabalho.

  1. Seleção das propostas de trabalho

Avaliação do mérito, da pertinência e da exequibilidade das propostas de trabalho de cada IES, submetida à Comissão de Avaliação das Propostas do Projeto Rondon (CAPPR) e selecionada conforme critérios estabelecidos em edital.

  1. Viagem precursora

Viagem realizada pelos professores coordenadores das IES selecionadas aos municípios, a fim de adequar as propostas de trabalho, em entendimento com representantes da gestão municipal e das lideranças locais. Além disso, realiza-se a coordenação da logística e da infraestrutura de estadia para os rondonistas, incluindo o deslocamento, a hospedagem, a alimentação e a execução das oficinas. Ao seu retorno, as IES deverão preparar e montar as equipes, compostas por 2 professores e oito alunos. Cada equipe deve ser multidisciplinar, de forma a possibilitar a realização das diversas ações previstas. 

  1. Operação propriamente dita

Envio de equipes de rondonistas aos municípios para execução das ações do Projeto Rondon. Ao fim da operação, a IES terá que enviar o relatório dos trabalhos desenvolvidos no município. O prazo para o envio será definido no convite de cada operação.

 

Como participar

As operações são realizadas em janeiro e julho de cada ano, durante o período de férias escolares. Os convites (edital) são divulgados no site do Projeto Rondon, normalmente, nos meses de março e agosto.

O convite detalha o local e o período de realização da operação, as ações a serem realizadas, o cronograma de atividades, as responsabilidades do Ministério da Defesa e da Instituição de Ensino Superior – IES entre outras informações.

Divulgado o convite, as IES devem se cadastrar no site do Projeto Rondon e anexar uma proposta de trabalho detalhando como serão realizadas as ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde (conjunto A) ou nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho (conjunto B).

As propostas de trabalho enviadas são submetidas à Comissão de Avaliação de Propostas de Trabalho do Projeto Rondon – CAPPR, que avalia e seleciona os melhores trabalhos.

Após a seleção, a Coordenação-Geral do Projeto Rondon divulga a relação das IES selecionadas com a designação dos respectivos municípios onde serão desenvolvidos os trabalhos.

Divulgado os resultados, a IES participa da viagem precursora, que tem como objetivo conhecer os interlocutores do município, ajustar a proposta de trabalho e definir o cronograma de atividades com o município.

A última etapa é o desenvolvimento da operação, que é realizada pela equipe da instituição, composta por dois professores e oito alunos.

- MISSÕES ANTERIORES

Missão Tocantins - Janeiro/2017 (PDF - 1,06 MB)

Missão “Mandacaru” - Janeiro/2015 (PDF - 718 KB)